As plantas do gênero Lithops são pequenas e curiosas suculentas com aspecto de pedras, que têm o intuito de se camuflar no meio-ambiente. Por este motivo seu nome botânico é constituído pelas palavras "lithos", que em grego significa pedra, e "opsis" que significa parecido. Originária de regiões desérticas da África, esta plantas chamam a atenção pela sua anatomia botânica. Seu corpo de aspecto cônico e oblongo, é formado por apenas duas folhas unidas e suculentas, com a superfície plana ou arredondada.
Estas folhas podem apresentar as mais diversas cores, verrugas, manchas, nervuras, estrias e inclusive "janelas" transparentes, para a entrada de luz no interior das folhas, otimizando a fotossíntese. Entre as folhas da Lithops há uma fissura de onde emerge a inflorescência durante o outono. Suas flores são quase sempre perfumadas, abrem-se à tarde e fecham ao pôr do sol, podem ser de cor amarela ou branca, com aspecto de margarida. Florescem a partir do terceiro ano após o plantio e anualmente "trocam de roupa", renovando o par de folhas. Após a floração produzem frutos com numerosas sementes.
De crescimento lento, estas pequenas suculentas são um exercício a paciência e também muito valorizadas. Consideradas como "jóias raras" da natureza, elas alcançam altos preços e são muito visadas por colecionadores. As Lithops são um pouco exigentes, mas depois de dominar as suas necessidades não é tão complicado o seu cultivo. Pequenos jardins de pedra, em vasos largos, rasos e bem drenáveis, são ideais para o seu desenvolvimento e apreciação. Devem ser cultivadas sob meia sombra ou luz difusa, preferencialmente em ambientes internos, estufas ou em peitoris de janelas.
É preciso estar atento ao seu comportamento, quando suas folhas ficarem muito projetadas e alongadas significa que estão em locais com pouca luminosidade. No entanto, em locais com sol forte elas queimam com facilidade. Quando estiverem enrugados, os Lithops estão precisando de irrigação com urgência. O substrato ideal para o seu cultivo é arenoso ou pedregoso, de textura leve e granulosa e com pouca capacidade de reter água, como uma mistura de areia, cascalho com um pouco de vermiculita e húmus. As regas devem ser esparsas, na primavera, verão e outono e suspensas durante o inverno. Não aprecia umidade, no solo ou no ar, assim como não temperaturas abaixo de 10°C. Multiplica-se por sementes e mais dificilmente por estaquia.
Texto retirado do site: Jardineiro.net
Para ver passo-a-passo o plantio de Lithops desde a sementes: clique aqui
Para saber sobre as variedades de Lithops: clique aqui
Os Lithops eu comprei da Rita, que vende algumas sementes de cactos e suculentas.
Comprei 200 sementes por 24,00 com frete. É um Mix de Lithops.
Eu não tenho o e-mail do Alexandre, que foi quem me vendeu os Lithops, mas ele poderá ser localizado no orkut, clique aqui
Foi semeado no dia 04/05/2010:
Logo no dia seguinte a estufa já estava suando:
Foto tirada dia 26/05/2010
Com 22 dias
Esses Lithops da Rita, morreram todos, germinou uns 8 só, de 200 sementes, e nenhum sobreviveu.
Lithops comprados do Alexandre
Lithops Morto
Por tem enterrado o caule de alguns Lithops, eles vieram a apodrecer, até que morreram.
O primeiro, o único que está interio, acho que não irá sobreviver.
Ele está com canela, onde irei deixar descansar até amanhã para ver se vai se salvar.
Lembrando que a canela é cicatrizante.
Foto tirada dia 08/06/2010
Aqui os Lithops que sobraram, alguns machucados, replantados
01/09/2010 - O que aconteceu com os meus Lithops...
Dos 16 Lithops restaram 7 apenas.
03 deles já estão "trocando de pele".
Começou abrir muito devagar, assim que eu deixei eles mais tempo ao sol.
13/09/2010
Dia 11/10/2010
Olá Mônica Boa tarde. primeiramente parabéns pelo Blog. Lindas plantas e valiosas informações. Olha ñ conseguir fazer o cadastro para postar o comentario por isso foi inserido como anônimo.
ResponderExcluirGostaria de saber o email do Alexandre (SP), ele vende Lithops adultos ne isso? se puder me ajudar fico grata.qualquer coisa deixe seu email para podermos nos comunicar melhor.
Ola bela coleção também adoro estes pequeninos infelizmente nunca encontrei sementes à venda mas sempre que posso adquiro ja crescidos apesar da variedade não ser muita. obrigada pels dicas é sempre bom saber um pouco mais acerca deles.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOla,quero muito essas plantas mas não consigo,eu sou de curitiba tbem me ajuda?
ResponderExcluirOi Nubia, essas mudinhas eu comprei do Alexandre http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=5262951674625069667
ExcluirNão sei se ele ainda vende, mas qualquer coisa me avise que eu vendo sementes de lithops.